O cavaquinho português (minhoto ou urbano) - pequeno cordofone com quatro cordas metálicas, escala rasa de doze trastes ao nível do tampo e tocado de forma rasgada e/ou golpeando todas as cordas que o compõem – é ainda motivo de grande interesse pelos estudiosos e curiosos devido à sua vasta influência e origem indefinida.
A verdade é que ainda hoje este singelo e ancestral instrumento é presença proeminente no panorama musical e artístico global.
Numa época plural em que as musicas do mundo se expressam largamente, será impossível não referir o parentesco próximo deste instrumento com o cavaquinho cabo-verdiano ou com o ukelele do Havai.
Crê-se convictamente, contudo, que este alegre instrumento de madeira nasceu português e minhoto, de certo com largas influências greco-latinas de outras versões arábicas que remontam à época das invasões muçulmanas da Península Ibérica.
Todos estes fenómenos híbridos e globais, fazem do nosso cavaquinho um dos instrumentos mais mutáveis, transversais e permeáveis ao ambiente social, transferindo-lhe uma ancestralidade e um carácter extrovertido e alegre que nos transportam para uma ampla e rica ponte do passado para o futuro.